Remember to maintain security and privacy. Avoid share sensitive information and follow security best practices Termo de Responsabilidade

10 Exemplos de Scripts CMD para Automatizar Tarefas no Windows


O Command Prompt (CMD) é uma poderosa ferramenta de linha de comando no Windows, que permite executar scripts para automatizar tarefas. Neste artigo, apresentaremos 10 exemplos de scripts CMD que podem facilitar sua vida no ambiente Windows.


Exemplos:


1. Renomear arquivos em lote:
Utilize o comando "ren" seguido do nome atual e do novo nome do arquivo. Por exemplo: "ren arquivo.txt novoarquivo.txt" renomeará o arquivo "arquivo.txt" para "novoarquivo.txt".


2. Copiar arquivos de uma pasta para outra:
Utilize o comando "copy" seguido do caminho de origem e destino dos arquivos. Por exemplo: "copy C:\origem\arquivo.txt C:\destino\" copiará o arquivo "arquivo.txt" da pasta "origem" para a pasta "destino".


3. Listar arquivos de uma pasta:
Utilize o comando "dir" seguido do caminho da pasta. Por exemplo: "dir C:\pasta\" listará todos os arquivos e pastas presentes na pasta "pasta".


4. Criar uma nova pasta:
Utilize o comando "mkdir" seguido do nome da nova pasta. Por exemplo: "mkdir nova_pasta" criará uma nova pasta chamada "nova_pasta" no diretório atual.


5. Excluir um arquivo:
Utilize o comando "del" seguido do nome do arquivo. Por exemplo: "del arquivo.txt" excluirá o arquivo chamado "arquivo.txt".


6. Executar um programa:
Utilize o comando "start" seguido do caminho do programa. Por exemplo: "start C:\programa.exe" executará o programa "programa.exe".


7. Limpar a tela do CMD:
Utilize o comando "cls". Por exemplo: "cls" limpará a tela do CMD, removendo todo o texto visível.


8. Listar processos em execução:
Utilize o comando "tasklist". Por exemplo: "tasklist" listará todos os processos em execução no sistema.


9. Encerrar um processo:
Utilize o comando "taskkill" seguido do ID do processo. Por exemplo: "taskkill /PID 1234" encerrará o processo com o ID 1234.


10. Reiniciar o computador:
Utilize o comando "shutdown" seguido de opções como "/r" (reiniciar) e "/t" (tempo em segundos). Por exemplo: "shutdown /r /t 0" reiniciará o computador imediatamente.


Os exemplos de scripts CMD apresentados neste artigo são apenas a ponta do iceberg em termos de automação de tarefas no ambiente Windows. Com um pouco de prática e conhecimento, você poderá criar scripts personalizados para atender às suas necessidades específicas e aumentar sua produtividade.