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Solucionando o Erro de Configuração da Impressora: \O Mapeador de Pontos de Extremidade Não Possui Mais Pontos de Extremidade Disponível\

O Problema:

O erro "não foi possível salvar as configurações da impressora, o mapeador de pontos de extremidade não possui mais pontos de extremidade disponível" é um problema comum que impede os usuários de configurar ou salvar alterações nas configurações da impressora em um ambiente Windows. Este erro pode ocorrer em várias versões do Windows e geralmente está relacionado a problemas de comunicação entre o sistema operacional e o serviço de impressão.


Análise do Problema:

Os sintomas deste problema incluem a incapacidade de adicionar, remover ou modificar impressoras no painel de controle do Windows. Os usuários podem receber mensagens de erro ao tentar acessar as propriedades da impressora ou ao tentar imprimir documentos. Este problema pode ter começado após uma atualização do Windows, uma alteração na rede ou uma instalação recente de drivers de impressora.


Causa Raiz:

A causa raiz deste problema está frequentemente ligada ao serviço "Spooler de Impressão" do Windows, que pode estar corrompido ou não estar funcionando corretamente. Além disso, conflitos de porta, problemas com o RPC (Remote Procedure Call) ou configurações de firewall podem impedir a comunicação adequada entre o sistema e a impressora.


Solução:

Para resolver este problema, siga os passos abaixo:


1. Reiniciar o Serviço de Spooler de Impressão:



  • Pressione Win + R, digite services.msc e pressione Enter.

  • Na lista de serviços, localize "Spooler de Impressão".

  • Clique com o botão direito e selecione "Reiniciar". Se a opção estiver desativada, selecione "Iniciar".


2. Verificar Configurações de RPC:



  • Ainda na janela de serviços, localize "Remote Procedure Call (RPC)".

  • Certifique-se de que o tipo de inicialização esteja definido como "Automático" e que o serviço esteja em execução.


3. Configurar o Firewall do Windows:



  • Acesse o Painel de Controle e vá para "Sistema e Segurança" > "Firewall do Windows".

  • Clique em "Permitir um aplicativo ou recurso através do Firewall do Windows".

  • Certifique-se de que "Spooler de Impressão" e "RPC" estejam marcados para redes privadas e públicas.


4. Verificar Conflitos de Porta:



  • Abra o "Gerenciador de Dispositivos" e expanda "Portas (COM & LPT)".

  • Verifique se há conflitos de porta que possam estar interferindo com a impressora.


5. Atualizar ou Reinstalar Drivers de Impressora:



  • No "Gerenciador de Dispositivos", localize a impressora problemática.

  • Clique com o botão direito e selecione "Atualizar driver" ou "Desinstalar dispositivo" e, em seguida, reinstale o driver mais recente do site do fabricante.


6. Verificar Atualizações do Windows:



  • Vá para "Configurações" > "Atualização e Segurança" > "Windows Update".

  • Clique em "Verificar se há atualizações" e instale todas as atualizações pendentes.


Seguindo estas etapas, o problema deve ser resolvido, permitindo que as configurações da impressora sejam salvas corretamente.


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