Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
Público-Alvo: Iniciantes e usuários intermediários em Programação Orientada a Objetos
A herança é um conceito fundamental na Programação Orientada a Objetos (POO) que permite a criação de hierarquias de classes, onde uma classe filha herda características e comportamentos de uma classe pai. Neste artigo, vamos explorar o conceito de herança, entender como funciona essa relação entre classes e como ela pode ser aplicada em situações reais.
Exemplos: Vamos considerar um exemplo simples de herança em uma aplicação de gerenciamento de funcionários. Temos uma classe "Funcionario" que contém atributos como nome, idade e salário, além de métodos para exibir informações básicas. Agora, queremos criar uma classe "Gerente" que herde esses atributos e métodos da classe "Funcionario", mas também tenha atributos específicos, como departamento e número de subordinados.
class Funcionario {
private String nome;
private int idade;
private double salario;
// Construtor
public Funcionario(String nome, int idade, double salario) {
this.nome = nome;
this.idade = idade;
this.salario = salario;
}
// Métodos
public void exibirInformacoes() {
System.out.println("Nome: " + nome);
System.out.println("Idade: " + idade);
System.out.println("Salário: " + salario);
}
}
class Gerente extends Funcionario {
private String departamento;
private int numSubordinados;
// Construtor
public Gerente(String nome, int idade, double salario, String departamento, int numSubordinados) {
super(nome, idade, salario);
this.departamento = departamento;
this.numSubordinados = numSubordinados;
}
// Métodos
public void exibirInformacoes() {
super.exibirInformacoes();
System.out.println("Departamento: " + departamento);
System.out.println("Número de Subordinados: " + numSubordinados);
}
}
No exemplo acima, a classe "Gerente" herda os atributos e métodos da classe "Funcionario" utilizando a palavra-chave "extends". Além disso, a classe "Gerente" possui seus próprios atributos e métodos, como "departamento" e "numSubordinados". Ao chamar o método "exibirInformacoes()" da classe "Gerente", primeiro chamamos o método correspondente da classe pai utilizando "super.exibirInformacoes()", e em seguida exibimos as informações específicas do gerente.
A herança é um conceito poderoso na Programação Orientada a Objetos que permite a reutilização de código e a criação de hierarquias de classes mais organizadas. Compartilhe este artigo com seus amigos programadores e ajude-os a entender melhor como aplicar a herança em seus projetos!