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Como Configurar Logoff Automático no Windows Usando Scripts e Tarefas Agendadas

Encerrar uma sessão automaticamente no Windows pode ser uma necessidade em ambientes corporativos ou em computadores compartilhados, onde é importante garantir que as contas de usuário não permaneçam logadas por longos períodos sem supervisão. Neste artigo, vamos explorar como configurar o logoff automático de usuários no Windows utilizando scripts e o Agendador de Tarefas.


Exemplos:


1. Usando o Agendador de Tarefas:


O Agendador de Tarefas do Windows permite que você configure uma tarefa para executar um script que fará o logoff do usuário após um determinado período de inatividade.




  • Abra o "Agendador de Tarefas" digitando "taskschd.msc" no menu Iniciar ou na caixa de diálogo Executar.




  • Clique em "Criar Tarefa Básica" no painel de ações.




  • Siga o assistente para nomear a tarefa e definir o gatilho. Por exemplo, você pode definir para que a tarefa seja executada diariamente ou em um horário específico.




  • Na seção "Ação", escolha "Iniciar um Programa" e insira o seguinte comando para executar o logoff:


     shutdown.exe /l



  • Conclua o assistente e a tarefa será criada.




2. Usando um Script PowerShell:


Você pode criar um script PowerShell que verifica a inatividade do usuário e executa o logoff.




  • Abra o Bloco de Notas e insira o seguinte script:


     $idleTime = (Get-CimInstance Win32_OperatingSystem).LastBootUpTime
    $currentTime = Get-Date

    if (($currentTime - $idleTime).TotalMinutes -gt 30) {
    shutdown.exe /l
    }



  • Salve o arquivo com a extensão .ps1, por exemplo, AutoLogoff.ps1.




  • Use o Agendador de Tarefas para executar este script em intervalos regulares, como a cada 30 minutos.




3. Usando Políticas de Grupo (GPO):


Em ambientes de domínio, você pode usar as Políticas de Grupo para configurar o logoff automático.



  • Abra o Editor de Gerenciamento de Política de Grupo (gpedit.msc).

  • Navegue até Configuração do Computador > Configurações do Windows > Configurações de Segurança > Diretivas Locais > Opções de Segurança.

  • Configure a política "Desconectar sessão de usuário após tempo determinado de inatividade" para o tempo desejado.


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