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Como Configurar e Gerenciar SharePoint On-Premises em um Ambiente Windows

O SharePoint On-Premises é uma plataforma robusta de colaboração e gestão de conteúdo que pode ser instalada e gerida em servidores Windows. Ele permite que organizações criem sites para compartilhar informações, gerenciar documentos e automatizar processos de negócios. Neste artigo, vamos explorar como configurar e gerenciar um ambiente SharePoint On-Premises em um servidor Windows.


Instalação do SharePoint On-Premises


Para começar, é necessário ter um ambiente Windows Server configurado. O SharePoint On-Premises requer um banco de dados SQL Server, então certifique-se de que o SQL Server esteja instalado e configurado antes de prosseguir.


1. Pré-requisitos de Software: Certifique-se de que todos os pré-requisitos de software estão instalados no servidor Windows. Isso inclui o .NET Framework, IIS, e outros componentes necessários.


2. Instalação do SharePoint:



  • Insira o disco de instalação do SharePoint ou monte a imagem ISO.

  • Execute o setup.exe para iniciar o assistente de instalação.

  • Siga as instruções para instalar o SharePoint. Durante a instalação, você será solicitado a fornecer informações sobre o banco de dados SQL Server.


3. Configuração do SharePoint:



  • Após a instalação, o Assistente de Configuração do Produto SharePoint será executado. Este assistente ajuda a configurar o ambiente SharePoint, incluindo a criação de um farm SharePoint e a configuração de serviços.


Gerenciamento do SharePoint via PowerShell


O PowerShell é uma ferramenta poderosa para gerenciar o SharePoint On-Premises. Aqui estão alguns exemplos de como usar o PowerShell para tarefas comuns de administração:




  • Criar um novo site:


    New-SPWebApplication -Name "Portal Corporativo" -Port 80 -HostHeader "portal.exemplo.com" -URL "http://portal.exemplo.com" -ApplicationPool "SharePoint - Portal" -ApplicationPoolAccount (Get-SPManagedAccount "EXEMPLO\Administrador")



  • Adicionar um usuário a um grupo:


    $web = Get-SPWeb "http://portal.exemplo.com"
    $group = $web.SiteGroups["Nome do Grupo"]
    $user = $web.EnsureUser("EXEMPLO\Usuario")
    $group.AddUser($user)



  • Backup de um site:


    Backup-SPSite -Identity "http://portal.exemplo.com/sites/Exemplo" -Path "C:\Backup\Exemplo.bak"



Exemplos Práticos




  • Verificar o status dos serviços SharePoint:


    Get-SPServiceInstance | Select-Object TypeName, Status



  • Reiniciar um serviço específico:


    $service = Get-SPServiceInstance | Where-Object { $_.TypeName -eq "Serviço de Exemplo" }
    $service | Start-SPServiceInstance



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