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Os sensores de posição são dispositivos que detectam a posição física de um objeto e são amplamente utilizados em projetos de automação e robótica. No ambiente Arduino, é possível integrar diversos tipos de sensores de posição, como potenciômetros, encoders rotativos e sensores ultrassônicos, para criar sistemas interativos e precisos.
Um potenciômetro é um sensor de posição analógico que pode ser facilmente integrado com o Arduino para medir a posição angular.
Componentes Necessários:
Circuito:
1. Conecte os terminais externos do potenciômetro ao VCC e GND do Arduino.
2. Conecte o terminal central (wiper) a uma entrada analógica do Arduino, por exemplo, A0.
Código Exemplo:
void setup() {
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
int sensorValue = analogRead(A0);
float voltage = sensorValue * (5.0 / 1023.0);
Serial.print("Posição: ");
Serial.println(voltage);
delay(500);
}
Neste exemplo, o Arduino lê o valor analógico do potenciômetro e converte para uma tensão correspondente, que é então exibida no monitor serial.
Encoders rotativos são sensores digitais que fornecem informações sobre a posição e direção de rotação.
Componentes Necessários:
Circuito:
1. Conecte os pinos de saída do encoder aos pinos digitais do Arduino, por exemplo, 2 e 3.
2. Conecte o pino GND do encoder ao GND do Arduino.
Código Exemplo:
volatile int counter = 0;
void setup() {
pinMode(2, INPUT);
pinMode(3, INPUT);
attachInterrupt(digitalPinToInterrupt(2), updateCounter, CHANGE);
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
Serial.print("Contador: ");
Serial.println(counter);
delay(500);
}
void updateCounter() {
int stateA = digitalRead(2);
int stateB = digitalRead(3);
if (stateA == stateB) {
counter++;
} else {
counter--;
}
}
Neste exemplo, utilizamos interrupções para detectar mudanças nos pinos do encoder, atualizando um contador que indica a posição.
Sensores de posição são componentes essenciais em projetos que requerem monitoramento e controle de movimento. Com o Arduino, é possível integrar facilmente diferentes tipos de sensores de posição, permitindo a criação de sistemas automatizados e interativos.