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Como Criar Obras de Arte Interativas com Arduino e Tecnologia

A interseção entre arte e tecnologia tem gerado novas formas de expressão criativa, e o Arduino é uma ferramenta poderosa nesse contexto. Com sua capacidade de interagir com o mundo físico através de sensores e atuadores, o Arduino permite a criação de obras de arte interativas que respondem ao ambiente ou à interação humana. Neste artigo, vamos explorar como você pode utilizar o Arduino para criar uma instalação artística interativa.

Exemplo Prático: Criando uma Escultura Interativa com LEDs e Sensores de Proximidade

Neste exemplo, vamos criar uma escultura que muda de cor com base na proximidade de uma pessoa. Utilizaremos um sensor de proximidade ultrassônico e um anel de LEDs RGB.

Materiais Necessários

  • 1 Arduino Uno
  • 1 Sensor Ultrassônico HC-SR04
  • 1 Anel de LEDs RGB (como o NeoPixel Ring)
  • Fios de conexão
  • Protoboard

Montagem do Circuito

  1. Conecte o Sensor Ultrassônico:

    • VCC do sensor ao 5V do Arduino
    • GND do sensor ao GND do Arduino
    • Trig do sensor ao pino digital 9 do Arduino
    • Echo do sensor ao pino digital 10 do Arduino
  2. Conecte o Anel de LEDs:

    • VCC do anel ao 5V do Arduino
    • GND do anel ao GND do Arduino
    • Data In do anel ao pino digital 6 do Arduino

Código Arduino

#include <Adafruit_NeoPixel.h>

#define PIN 6
#define NUMPIXELS 16
#define TRIG_PIN 9
#define ECHO_PIN 10

Adafruit_NeoPixel pixels(NUMPIXELS, PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);

long readUltrasonicDistance(int triggerPin, int echoPin) {
  pinMode(triggerPin, OUTPUT);
  digitalWrite(triggerPin, LOW);
  delayMicroseconds(2);
  digitalWrite(triggerPin, HIGH);
  delayMicroseconds(10);
  digitalWrite(triggerPin, LOW);

  pinMode(echoPin, INPUT);
  return pulseIn(echoPin, HIGH);
}

void setup() {
  pixels.begin();
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  long distance = readUltrasonicDistance(TRIG_PIN, ECHO_PIN);
  Serial.println(distance);

  int colorValue = map(distance, 0, 200, 0, 255);
  for(int i=0; i<NUMPIXELS; i++) {
    pixels.setPixelColor(i, pixels.Color(colorValue, 0, 255 - colorValue));
  }
  pixels.show();

  delay(100);
}

Explicação do Código

  • Biblioteca Adafruit_NeoPixel: Usada para controlar o anel de LEDs RGB.
  • Função readUltrasonicDistance: Mede a distância usando o sensor ultrassônico.
  • Mapeamento de Cores: A distância medida é mapeada para um valor de cor, alterando a cor dos LEDs de azul para vermelho conforme a proximidade.

Considerações Finais

Este projeto demonstra como o Arduino pode ser usado para criar arte interativa, combinando hardware e software para responder ao ambiente. A flexibilidade do Arduino permite que artistas e criadores experimentem e inovem, criando experiências únicas e envolventes.

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