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Os displays LCD (Liquid Crystal Display) são componentes essenciais em muitos projetos de Arduino, permitindo que você exiba informações de forma clara e legível. Este artigo técnico fornecerá um guia passo a passo sobre como conectar e programar um display LCD com um Arduino, utilizando a biblioteca LiquidCrystal.
Os displays LCD são usados em uma ampla gama de aplicações, desde termômetros digitais até interfaces de usuário em projetos de automação. Eles são populares devido à sua capacidade de exibir caracteres alfanuméricos e símbolos simples. Neste guia, focaremos em um display LCD de 16x2, que é um dos mais comuns.
Aqui está um exemplo de código para inicializar e exibir uma mensagem no display LCD:
#include <LiquidCrystal.h>
// Inicializa a biblioteca com os números dos pinos de interface
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);
void setup() {
// Configura o número de colunas e linhas do LCD
lcd.begin(16, 2);
// Imprime uma mensagem na primeira linha
lcd.print("Hello, World!");
}
void loop() {
// Move o cursor para a segunda linha
lcd.setCursor(0, 1);
// Imprime a contagem de segundos desde o reset
lcd.print(millis() / 1000);
}
#include <LiquidCrystal.h>
inclui a biblioteca necessária para controlar o display LCD.LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);
inicializa a biblioteca com os pinos de interface.lcd.begin(16, 2);
configura o display para 16 colunas e 2 linhas.lcd.print("Hello, World!");
imprime uma mensagem na primeira linha.lcd.setCursor(0, 1);
move o cursor para a segunda linha e lcd.print(millis() / 1000);
imprime a contagem de segundos desde o reset.Utilizar um display LCD com Arduino é uma maneira eficiente de exibir informações em seus projetos. Com a biblioteca LiquidCrystal, a configuração e o controle do display são simplificados, permitindo que você se concentre na lógica do seu projeto.