Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Como Utilizar um Display LCD com Arduino: Guia Completo

Os displays LCD (Liquid Crystal Display) são componentes essenciais em muitos projetos de Arduino, permitindo que você exiba informações de forma clara e legível. Este artigo técnico fornecerá um guia passo a passo sobre como conectar e programar um display LCD com um Arduino, utilizando a biblioteca LiquidCrystal.

Introdução

Os displays LCD são usados em uma ampla gama de aplicações, desde termômetros digitais até interfaces de usuário em projetos de automação. Eles são populares devido à sua capacidade de exibir caracteres alfanuméricos e símbolos simples. Neste guia, focaremos em um display LCD de 16x2, que é um dos mais comuns.

Materiais Necessários

  • Arduino Uno (ou qualquer outra placa Arduino compatível)
  • Display LCD 16x2
  • Potenciômetro de 10k ohms
  • Resistores (220 ohms)
  • Jumpers
  • Protoboard

Conexões

  1. Conecte o Display LCD ao Arduino:
    • VSS ao GND do Arduino
    • VDD ao 5V do Arduino
    • V0 ao pino central do potenciômetro (os outros dois pinos do potenciômetro ao 5V e GND)
    • RS ao pino digital 12 do Arduino
    • RW ao GND do Arduino
    • E ao pino digital 11 do Arduino
    • D4 ao pino digital 5 do Arduino
    • D5 ao pino digital 4 do Arduino
    • D6 ao pino digital 3 do Arduino
    • D7 ao pino digital 2 do Arduino
    • A ao 5V do Arduino (com resistor de 220 ohms em série)
    • K ao GND do Arduino

Código de Exemplo

Aqui está um exemplo de código para inicializar e exibir uma mensagem no display LCD:

#include <LiquidCrystal.h>

// Inicializa a biblioteca com os números dos pinos de interface
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

void setup() {
  // Configura o número de colunas e linhas do LCD
  lcd.begin(16, 2);
  // Imprime uma mensagem na primeira linha
  lcd.print("Hello, World!");
}

void loop() {
  // Move o cursor para a segunda linha
  lcd.setCursor(0, 1);
  // Imprime a contagem de segundos desde o reset
  lcd.print(millis() / 1000);
}

Explicação do Código

  1. Inclusão da Biblioteca: #include <LiquidCrystal.h> inclui a biblioteca necessária para controlar o display LCD.
  2. Inicialização: LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); inicializa a biblioteca com os pinos de interface.
  3. Configuração Inicial: lcd.begin(16, 2); configura o display para 16 colunas e 2 linhas.
  4. Exibição de Mensagem: lcd.print("Hello, World!"); imprime uma mensagem na primeira linha.
  5. Atualização Contínua: lcd.setCursor(0, 1); move o cursor para a segunda linha e lcd.print(millis() / 1000); imprime a contagem de segundos desde o reset.

Conclusão

Utilizar um display LCD com Arduino é uma maneira eficiente de exibir informações em seus projetos. Com a biblioteca LiquidCrystal, a configuração e o controle do display são simplificados, permitindo que você se concentre na lógica do seu projeto.

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.