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Os servo motores são componentes essenciais em muitos projetos de robótica e automação devido à sua capacidade de controlar a posição angular com alta precisão. Neste artigo, vamos explorar como controlar um servo motor usando uma placa Arduino, fornecendo exemplos práticos e códigos para facilitar a compreensão.
Um servo motor é um atuador rotativo ou linear que permite um controle preciso da posição angular, velocidade e aceleração. Ele é composto por um motor DC, um conjunto de engrenagens, um potenciômetro e um circuito de controle. O Arduino pode controlar um servo motor enviando pulsos de largura modulada (PWM) através de seus pinos digitais.
Vamos usar a biblioteca Servo.h
do Arduino para simplificar o controle do servo motor. Este exemplo fará com que o servo motor se mova de 0 a 180 graus e depois volte para 0 graus.
#include <Servo.h>
Servo myServo; // Cria um objeto servo para controlar um servo motor
void setup() {
myServo.attach(9); // Conecta o servo ao pino digital 9
}
void loop() {
for (int pos = 0; pos <= 180; pos += 1) { // Vai de 0 a 180 graus
myServo.write(pos); // Define a posição do servo
delay(15); // Aguarda 15ms para o servo alcançar a posição
}
for (int pos = 180; pos >= 0; pos -= 1) { // Volta de 180 a 0 graus
myServo.write(pos); // Define a posição do servo
delay(15); // Aguarda 15ms para o servo alcançar a posição
}
}
Inclusão da Biblioteca:
#include <Servo.h>
A biblioteca Servo.h
é necessária para controlar o servo motor.
Criação do Objeto Servo:
Servo myServo;
Cria um objeto servo chamado myServo
.
Configuração Inicial:
void setup() {
myServo.attach(9);
}
O método attach()
conecta o servo ao pino digital 9.
Loop Principal:
void loop() {
for (int pos = 0; pos <= 180; pos += 1) {
myServo.write(pos);
delay(15);
}
for (int pos = 180; pos >= 0; pos -= 1) {
myServo.write(pos);
delay(15);
}
}
O loop principal move o servo de 0 a 180 graus e depois de volta a 0 graus, com um pequeno atraso para permitir que o servo alcance cada posição.
Controlar um servo motor com Arduino é uma tarefa simples e direta, graças à biblioteca Servo.h
. Este exemplo básico pode ser expandido para incluir múltiplos servos, controle via sensores, e integração com outros componentes eletrônicos.