Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Como utilizar o WM_PAINT no ambiente Windows

O WM_PAINT é uma mensagem do Windows que é enviada para uma janela sempre que ela precisa ser redesenhada. Essa mensagem é essencial para criar uma interface gráfica interativa e responsiva em aplicativos Windows.

Quando uma janela é criada, o sistema operacional envia automaticamente a mensagem WM_PAINT para que a janela seja desenhada pela primeira vez. Além disso, sempre que ocorrerem alterações na janela que afetem sua aparência visual, como movimento, redimensionamento ou cobertura parcial por outras janelas, o sistema operacional enviará novamente a mensagem WM_PAINT para que a janela seja atualizada.

Para lidar com a mensagem WM_PAINT, é necessário implementar um procedimento de janela (Window Procedure) que será responsável por tratar essa mensagem e realizar o desenho necessário na janela. O procedimento de janela é uma função que recebe as mensagens enviadas para a janela e executa ações correspondentes a cada uma delas.

Aqui está um exemplo prático de como utilizar o WM_PAINT no ambiente Windows:

LRESULT CALLBACK WindowProc(HWND hwnd, UINT uMsg, WPARAM wParam, LPARAM lParam)
{
    switch (uMsg)
    {
        case WM_PAINT:
        {
            PAINTSTRUCT ps;
            HDC hdc = BeginPaint(hwnd, &ps);

            // Realize o desenho necessário usando funções de desenho do Windows GDI

            EndPaint(hwnd, &ps);
        }
        break;

        // Outros casos de mensagens

        default:
            return DefWindowProc(hwnd, uMsg, wParam, lParam);
    }

    return 0;
}

int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow)
{
    // Registro da classe de janela

    WNDCLASS wc = {0};
    wc.lpfnWndProc = WindowProc;
    wc.hInstance = hInstance;
    wc.lpszClassName = "MinhaJanela";

    RegisterClass(&wc);

    // Criação da janela

    HWND hwnd = CreateWindowEx(0, "MinhaJanela", "Minha Janela", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 800, 600, NULL, NULL, hInstance, NULL);

    // Mostrar e atualizar a janela

    ShowWindow(hwnd, nCmdShow);
    UpdateWindow(hwnd);

    // Loop de mensagens

    MSG msg;
    while (GetMessage(&msg, NULL, 0, 0))
    {
        TranslateMessage(&msg);
        DispatchMessage(&msg);
    }

    return (int)msg.wParam;
}

Neste exemplo, a função WindowProc é o procedimento de janela que trata as mensagens enviadas para a janela. Quando a mensagem WM_PAINT é recebida, a função realiza o desenho necessário na janela usando as funções de desenho do Windows GDI.

Outras mensagens podem ser tratadas no procedimento de janela, como WM_CREATE, WM_SIZE, WM_CLOSE, entre outras, para implementar a funcionalidade desejada na janela.

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.