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A função ReadFile é uma API do Windows usada para ler dados de um arquivo ou dispositivo de entrada/salida (I/O). Esta função é essencial para desenvolvedores que trabalham com operações de leitura de arquivos em aplicações Windows, pois permite a manipulação direta de arquivos e dispositivos de forma eficiente. Neste artigo, vamos explorar como utilizar a função ReadFile, sua importância e fornecer exemplos práticos de como implementá-la em um ambiente Windows.
Exemplos:
Para utilizar a função ReadFile, você precisa incluir a biblioteca Windows.h e linkar contra Kernel32.lib. Abaixo está um exemplo prático de como usar ReadFile para ler dados de um arquivo.
#include <windows.h>
#include <stdio.h>
int main() {
HANDLE hFile;
DWORD dwBytesRead = 0;
char ReadBuffer[1024] = {0};
// Abre um arquivo para leitura
hFile = CreateFile("example.txt", // nome do arquivo
GENERIC_READ, // acesso de leitura
0, // sem compartilhamento
NULL, // segurança padrão
OPEN_EXISTING, // abre o arquivo existente
FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, // atributos normais
NULL); // sem template
if (hFile == INVALID_HANDLE_VALUE) {
printf("Could not open file (error %d)\n", GetLastError());
return 1;
}
// Lê dados do arquivo
if (FALSE == ReadFile(hFile, ReadBuffer, sizeof(ReadBuffer) - 1, &dwBytesRead, NULL)) {
printf("Could not read file (error %d)\n", GetLastError());
CloseHandle(hFile);
return 1;
}
// Adiciona um terminador nulo ao buffer lido
ReadBuffer[dwBytesRead] = '\0';
printf("Data read from file (%d bytes): \n%s\n", dwBytesRead, ReadBuffer);
// Fecha o arquivo
CloseHandle(hFile);
return 0;
}
Neste exemplo, o código abre um arquivo chamado "example.txt" para leitura, lê até 1024 bytes do arquivo e imprime o conteúdo lido no console. É importante verificar se a função CreateFile e ReadFile retornam com sucesso e tratar os erros adequadamente.