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Como configurar acesso remoto multiusuário no Windows

O acesso remoto multiusuário é uma funcionalidade importante para ambientes corporativos e educacionais, onde múltiplos usuários precisam acessar um mesmo sistema simultaneamente. No entanto, o Windows, por padrão, não permite sessões RDP (Remote Desktop Protocol) simultâneas para múltiplos usuários em edições comuns como o Windows 10 ou Windows 11. Esta funcionalidade é geralmente disponível em edições de servidor, como o Windows Server, através do Remote Desktop Services (RDS).

Neste artigo, vamos explorar como configurar um ambiente de acesso remoto multiusuário no Windows Server, que é a solução mais viável para esse tipo de necessidade. Também discutiremos alternativas como o uso de software de terceiros para versões não-servidor do Windows.

Exemplo 1: Configurando Remote Desktop Services no Windows Server

  1. Instalação do Remote Desktop Services (RDS):

    • Abra o Server Manager.
    • Clique em "Gerenciar" e selecione "Adicionar Funções e Recursos".
    • No assistente de Adição de Funções e Recursos, selecione "Instalação baseada em função ou recurso".
    • Selecione o servidor que deseja configurar e clique em "Avançar".
    • Marque a opção "Serviços de Área de Trabalho Remota" e prossiga com a instalação.
  2. Configuração do Licenciamento de RDS:

    • Após a instalação, abra o Server Manager novamente.
    • Vá para "Serviços de Área de Trabalho Remota" e clique em "Gerenciar Licenciamento de RD".
    • Siga as instruções para configurar o servidor de licenciamento e adicionar licenças.
  3. Publicação de Aplicativos Remotos:

    • No Server Manager, vá para "Serviços de Área de Trabalho Remota" e clique em "Gerenciar Coleções de RD".
    • Crie uma nova coleção e adicione os aplicativos que deseja disponibilizar para os usuários.
  4. Configuração de Políticas de Grupo:

    • Abra o Editor de Políticas de Grupo (gpedit.msc).
    • Navegue até "Configuração do Computador" > "Modelos Administrativos" > "Componentes do Windows" > "Serviços de Área de Trabalho Remota".
    • Configure as políticas conforme necessário para controlar o acesso remoto.

Exemplo 2: Alternativa para Windows 10/11 com Software de Terceiros

Para versões não-servidor do Windows, uma alternativa é utilizar software de terceiros como o AnyDesk ou TeamViewer, que permitem múltiplas sessões de acesso remoto. Esses softwares oferecem uma interface amigável e são fáceis de configurar.

  1. Instalação do AnyDesk:

    • Baixe o AnyDesk do site oficial.
    • Instale o software seguindo as instruções fornecidas.
    • Configure as permissões de acesso e compartilhe o ID AnyDesk com os usuários que precisam acessar o sistema.
  2. Configuração de Permissões:

    • Abra o AnyDesk e vá para "Configurações".
    • Em "Segurança", configure as permissões de acordo com as necessidades de segurança da sua organização.

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