Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Como criar um jogo retro em um microchip

Os jogos retro têm um apelo nostálgico e são populares entre entusiastas de tecnologia e desenvolvedores. No entanto, criar um jogo retro diretamente em um microchip pode ser um desafio devido às limitações de hardware e software. Este artigo explicará como você pode criar um jogo retro simples utilizando um microcontrolador, como o ESP32, que possui recursos suficientes para suportar gráficos básicos e lógica de jogo.

Introdução

Os microcontroladores modernos, como o ESP32, são poderosos o suficiente para rodar jogos simples. Eles possuem GPIOs (General Purpose Input/Output), capacidade de comunicação via SPI/I2C, e podem ser programados usando linguagens como C ou Python (via MicroPython). Vamos explorar como criar um jogo retro básico, como o Pong, utilizando o ESP32.

Requisitos

  • Microcontrolador ESP32
  • Display OLED (128x64 pixels, comunicação via I2C)
  • Botões de entrada (para controle do jogo)
  • Software de desenvolvimento (Arduino IDE ou Thonny para MicroPython)

Configuração do Ambiente

Passo 1: Configuração do Hardware

  1. Conecte o Display OLED ao ESP32:

    • VCC do display ao 3.3V do ESP32
    • GND do display ao GND do ESP32
    • SCL do display ao GPIO 22 do ESP32
    • SDA do display ao GPIO 21 do ESP32
  2. Conecte os Botões de Entrada:

    • Um botão entre o GPIO 18 e GND
    • Outro botão entre o GPIO 19 e GND

Passo 2: Configuração do Software

  1. Instale o Arduino IDE:

    • Adicione a placa ESP32 ao Arduino IDE através do gerenciador de placas.
    • Instale a biblioteca Adafruit_SSD1306 para o display OLED.
  2. Código de Exemplo para o Jogo Pong:

#include <Adafruit_GFX.h>
#include <Adafruit_SSD1306.h>

#define SCREEN_WIDTH 128
#define SCREEN_HEIGHT 64
#define OLED_RESET    -1
Adafruit_SSD1306 display(SCREEN_WIDTH, SCREEN_HEIGHT, &Wire, OLED_RESET);

#define PADDLE_WIDTH 10
#define PADDLE_HEIGHT 2
#define BALL_SIZE 2

int paddle1Y = 0;
int paddle2Y = SCREEN_HEIGHT - PADDLE_HEIGHT;
int ballX = SCREEN_WIDTH / 2;
int ballY = SCREEN_HEIGHT / 2;
int ballSpeedX = 1;
int ballSpeedY = 1;

void setup() {
  pinMode(18, INPUT_PULLUP);
  pinMode(19, INPUT_PULLUP);

  if(!display.begin(SSD1306_I2C_ADDRESS, OLED_RESET)) {
    for(;;);
  }
  display.clearDisplay();
}

void loop() {
  if (digitalRead(18) == LOW) {
    paddle1Y = max(0, paddle1Y - 1);
  }
  if (digitalRead(19) == LOW) {
    paddle1Y = min(SCREEN_HEIGHT - PADDLE_HEIGHT, paddle1Y + 1);
  }

  ballX += ballSpeedX;
  ballY += ballSpeedY;

  if (ballX <= 0 || ballX >= SCREEN_WIDTH - BALL_SIZE) {
    ballSpeedX = -ballSpeedX;
  }
  if (ballY <= 0 || ballY >= SCREEN_HEIGHT - BALL_SIZE) {
    ballSpeedY = -ballSpeedY;
  }

  display.clearDisplay();
  display.fillRect(0, paddle1Y, PADDLE_WIDTH, PADDLE_HEIGHT, SSD1306_WHITE);
  display.fillRect(SCREEN_WIDTH - PADDLE_WIDTH, paddle2Y, PADDLE_WIDTH, PADDLE_HEIGHT, SSD1306_WHITE);
  display.fillRect(ballX, ballY, BALL_SIZE, BALL_SIZE, SSD1306_WHITE);
  display.display();
}

Conclusão

Criar um jogo retro em um microchip como o ESP32 é uma excelente maneira de aprender sobre eletrônica e programação de sistemas embarcados. Com os componentes certos e um pouco de criatividade, você pode reviver a magia dos jogos clássicos diretamente no seu hardware.

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.