Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
O tema "Scrolling Text" (Texto Rolante) é de grande importância para projetos que envolvem a exibição de mensagens dinâmicas em displays, como em painéis de informação, relógios digitais, ou qualquer aplicação que necessite de uma interface visual interativa. Utilizando o Arduino, é possível criar um efeito de rolagem de texto em um display LCD, permitindo a exibição de mensagens mais longas do que a capacidade de exibição estática do display. Este artigo abordará a criação de um projeto de texto rolante utilizando um Arduino e um display LCD, detalhando os componentes necessários, o código fonte e explicando cada parte do processo.
Projeto: O projeto consiste em criar um sistema de exibição de texto rolante em um display LCD utilizando um Arduino. O objetivo é permitir a exibição de mensagens longas que se movem horizontalmente pelo display, proporcionando uma forma eficaz de transmitir informações em um espaço limitado. As funcionalidades incluem a inicialização do display, a definição da mensagem a ser exibida e a implementação do efeito de rolagem.
Lista de componentes:
Exemplos:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
// Definindo o endereço do display LCD I2C
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2);
void setup() {
// Inicializando o display LCD
lcd.begin();
lcd.backlight();
}
void loop() {
// Definindo a mensagem a ser exibida
String message = "Bem-vindo ao tutorial de texto rolante com Arduino!";
// Chamando a função para exibir o texto rolante
scrollText(message, 250);
}
// Função para exibir o texto rolante
void scrollText(String message, int delayTime) {
int len = message.length();
for (int i = 0; i < len; i++) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print(message.substring(i));
delay(delayTime);
}
for (int i = 0; i < 16; i++) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print(message.substring(len - 16 + i));
delay(delayTime);
}
}
Inclusão de Bibliotecas:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
Essas bibliotecas são necessárias para controlar o display LCD via interface I2C.
Inicialização do Display:
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2);
Aqui, definimos o endereço I2C do display (0x27) e as dimensões (16 colunas e 2 linhas).
Configuração Inicial:
void setup() {
lcd.begin();
lcd.backlight();
}
No setup()
, inicializamos o display e ligamos a luz de fundo.
Loop Principal:
void loop() {
String message = "Bem-vindo ao tutorial de texto rolante com Arduino!";
scrollText(message, 250);
}
No loop()
, definimos a mensagem e chamamos a função scrollText()
para exibir o texto rolante.
Função de Texto Rolante:
void scrollText(String message, int delayTime) {
int len = message.length();
for (int i = 0; i < len; i++) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print(message.substring(i));
delay(delayTime);
}
for (int i = 0; i < 16; i++) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print(message.substring(len - 16 + i));
delay(delayTime);
}
}
Esta função divide a mensagem em partes menores e as exibe sequencialmente, criando o efeito de rolagem.