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Reprodução de Áudio com Arduino

A reprodução de áudio é uma funcionalidade interessante e útil em diversos projetos de eletrônica e automação. Com o Arduino, é possível criar sistemas que reproduzem sons, músicas ou mensagens de voz em resposta a determinados eventos ou comandos. Este artigo abordará como implementar a reprodução de áudio utilizando o Arduino, destacando a importância dessa funcionalidade em projetos interativos e de automação.

Projeto: Neste projeto, vamos criar um sistema simples de reprodução de áudio utilizando um Arduino Uno e um módulo DFPlayer Mini. O objetivo é reproduzir arquivos de áudio armazenados em um cartão microSD em resposta a um botão pressionado. Este projeto pode ser a base para sistemas de notificação sonora, brinquedos interativos, entre outros.

Lista de Componentes:

  • 1 x Arduino Uno
  • 1 x Módulo DFPlayer Mini
  • 1 x Alto-falante (3W, 4Ω)
  • 1 x Cartão microSD (com arquivos de áudio)
  • 1 x Botão push-button
  • 1 x Resistor de 10kΩ
  • Jumpers e cabos de conexão
  • Protoboard

Exemplos:

Conexões:

  1. Conecte o módulo DFPlayer Mini ao Arduino da seguinte forma:

    • VCC do DFPlayer Mini ao 5V do Arduino
    • GND do DFPlayer Mini ao GND do Arduino
    • RX do DFPlayer Mini ao pino digital 10 do Arduino (via divisor de tensão)
    • TX do DFPlayer Mini ao pino digital 11 do Arduino
  2. Conecte o alto-falante aos pinos SPK_1 e SPK_2 do DFPlayer Mini.

  3. Conecte o botão push-button entre o pino digital 2 do Arduino e o GND, com um resistor de 10kΩ entre o pino digital 2 e o 5V (pull-up).

Código:

#include <SoftwareSerial.h>
#include <DFPlayer_Mini_Mp3.h>

// Define os pinos de comunicação serial
SoftwareSerial mySerial(10, 11); // RX, TX

// Define o pino do botão
const int buttonPin = 2;
int buttonState = 0;

void setup() {
  // Configura o pino do botão como entrada
  pinMode(buttonPin, INPUT);

  // Inicia a comunicação serial
  mySerial.begin(9600);
  Serial.begin(9600);

  // Inicializa o DFPlayer Mini
  if (!mp3.begin(mySerial)) {
    Serial.println(F("DFPlayer Mini não inicializado!"));
    while (true);
  }
  Serial.println(F("DFPlayer Mini inicializado com sucesso!"));

  // Define o volume (0 a 30)
  mp3.volume(20);
}

void loop() {
  // Lê o estado do botão
  buttonState = digitalRead(buttonPin);

  // Se o botão for pressionado, reproduz o áudio
  if (buttonState == LOW) {
    mp3.play(1); // Reproduz o arquivo "001.mp3" no cartão microSD
    delay(1000); // Aguarda 1 segundo para evitar múltiplas leituras
  }
}

Neste código, utilizamos a biblioteca SoftwareSerial para criar uma comunicação serial com o módulo DFPlayer Mini e a biblioteca DFPlayer_Mini_Mp3 para controlar a reprodução de áudio. O botão é configurado para iniciar a reprodução do arquivo de áudio quando pressionado.

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