Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Projeto Prático: Controle de Iluminação com Arduino

Público-Alvo: Iniciantes em Arduino interessados em aprender sobre controle de iluminação utilizando este microcontrolador. O controle de iluminação é uma aplicação comum e útil em projetos de automação residencial e comercial. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o Arduino para controlar a iluminação de um ambiente, permitindo que o usuário ligue e desligue as luzes de forma remota ou automática. Projeto: Vamos criar um sistema de controle de iluminação com Arduino que permitirá ao usuário controlar as luzes de um ambiente através de um aplicativo móvel. O objetivo é oferecer uma solução prática e acessível para automação residencial, permitindo que o usuário ligue e desligue as luzes de qualquer lugar, além de programar horários para acender e apagar as luzes automaticamente. Lista de componentes:

SoftwareSerial bluetooth(2, 3); // RX, TX

int relePin = 4; // Pino do módulo relé

void setup() { pinMode(relePin, OUTPUT); digitalWrite(relePin, LOW);

bluetooth.begin(9600); }

void loop() { if (bluetooth.available()) { char comando = bluetooth.read();

if (comando == '1') {
  digitalWrite(relePin, HIGH); // Liga a lâmpada
} else if (comando == '0') {
  digitalWrite(relePin, LOW); // Desliga a lâmpada
}

} }

Neste exemplo, utilizamos o módulo Bluetooth para receber comandos do aplicativo móvel. Quando o usuário envia o comando '1', o Arduino liga a lâmpada conectada ao módulo relé. Já quando o comando enviado é '0', o Arduino desliga a lâmpada. Compartilhe este artigo com seus amigos que também estão interessados em aprender sobre controle de iluminação com Arduino!

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.