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Programação com Arduino

A programação é uma parte essencial no desenvolvimento de projetos com Arduino. Ela permite controlar os componentes eletrônicos e criar funcionalidades personalizadas. Neste artigo, vamos explorar a programação com Arduino, apresentando um projeto como exemplo e fornecendo códigos e informações sobre os componentes utilizados.

Projeto: Controle de um LED com botão Este projeto tem como objetivo criar um sistema simples de controle de um LED utilizando um botão. Quando o botão é pressionado, o LED acende, e quando o botão é solto, o LED apaga.

Lista de componentes:

  • Arduino Uno (1)
  • LED (1)
  • Resistor de 220 ohms (1)
  • Botão (1)
  • Resistor de 10k ohms (1)
  • Protoboard (1)
  • Jumpers (vários)

Exemplos: A seguir, apresentamos o código para o projeto de controle de um LED com botão:

// Definição dos pinos
const int ledPin = 13;
const int buttonPin = 2;

// Variáveis
int buttonState = 0;

void setup() {
  // Configuração dos pinos
  pinMode(ledPin, OUTPUT);
  pinMode(buttonPin, INPUT);
}

void loop() {
  // Leitura do estado do botão
  buttonState = digitalRead(buttonPin);

  // Verifica se o botão foi pressionado
  if (buttonState == HIGH) {
    // Acende o LED
    digitalWrite(ledPin, HIGH);
  } else {
    // Apaga o LED
    digitalWrite(ledPin, LOW);
  }
}

Neste código, utilizamos a função digitalRead() para ler o estado do botão e a função digitalWrite() para controlar o LED. O LED é conectado ao pino 13 do Arduino e o botão é conectado ao pino 2. Quando o botão é pressionado, o estado do botão é lido como HIGH e o LED é ligado. Quando o botão é solto, o estado do botão é lido como LOW e o LED é desligado.

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