Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Interface de Teclado

Neste artigo, abordaremos a importância da interface de teclado no contexto do Arduino, bem como os ajustes necessários para utilizá-la. A interface de teclado é fundamental para permitir a interação do usuário com o sistema, possibilitando a entrada de dados e comandos de forma prática e intuitiva. No ambiente Arduino, podemos utilizar teclados matriciais ou teclados individuais, dependendo das necessidades do projeto.

Projeto: Vamos criar um projeto simples de interface de teclado utilizando um teclado matricial 4x4. O objetivo é ler as teclas pressionadas pelo usuário e exibir o valor correspondente no monitor serial do Arduino. Dessa forma, será possível entender o funcionamento básico da interface de teclado e como utilizar os dados obtidos para realizar ações no sistema.

Lista de componentes:

  • Arduino Uno (1x)
  • Teclado matricial 4x4 (1x)
  • Jumpers (quantidade necessária)

Exemplos:

#include <Keypad.h>

const byte ROWS = 4; // número de linhas do teclado
const byte COLS = 4; // número de colunas do teclado

char keys[ROWS][COLS] = {
  {'1','2','3','A'},
  {'4','5','6','B'},
  {'7','8','9','C'},
  {'*','0','#','D'}
};

byte rowPins[ROWS] = {9, 8, 7, 6};    // conecte os pinos das linhas do teclado aos pinos digitais do Arduino
byte colPins[COLS] = {5, 4, 3, 2};    // conecte os pinos das colunas do teclado aos pinos digitais do Arduino

Keypad keypad = Keypad(makeKeymap(keys), rowPins, colPins, ROWS, COLS);

void setup() {
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  char key = keypad.getKey();

  if (key) {
    Serial.println(key);
  }
}

Neste exemplo, utilizamos a biblioteca "Keypad" para facilitar a leitura das teclas pressionadas. Primeiramente, definimos a matriz "keys" com os caracteres correspondentes a cada tecla do teclado. Em seguida, definimos os pinos das linhas e colunas do teclado, conectando-os aos pinos digitais do Arduino.

No loop principal, utilizamos a função "getKey()" da biblioteca Keypad para verificar se alguma tecla foi pressionada. Caso positivo, o valor da tecla é exibido no monitor serial.

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.