Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
Público-Alvo: Entusiastas de Arduino com conhecimentos básicos em eletrônica e programação. A iluminação interativa é uma tendência crescente na área de automação residencial e design de interiores. Com o uso do Arduino, é possível criar projetos de iluminação personalizados e controláveis, permitindo a criação de ambientes únicos e envolventes. Neste artigo, exploraremos como utilizar o Arduino para criar e controlar sistemas de iluminação interativos, fornecendo exemplos de códigos e uma lista de componentes necessários.
Projeto: O projeto consiste em criar um sistema de iluminação interativa utilizando LEDs RGB controlados por um Arduino. O objetivo é permitir que o usuário altere as cores e padrões de iluminação de acordo com suas preferências e necessidades. O sistema será controlado por meio de um aplicativo para smartphone, que enviará comandos para o Arduino via Bluetooth.
Lista de componentes:
Exemplos: Exemplo 1 - Controle de cores:
#include <Adafruit_NeoPixel.h>
#define LED_PIN 6
#define NUM_LEDS 3
Adafruit_NeoPixel strip(NUM_LEDS, LED_PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);
void setup() {
strip.begin();
strip.show();
}
void loop() {
strip.setPixelColor(0, 255, 0, 0); // Define a cor do LED 0 para vermelho
strip.setPixelColor(1, 0, 255, 0); // Define a cor do LED 1 para verde
strip.setPixelColor(2, 0, 0, 255); // Define a cor do LED 2 para azul
strip.show();
delay(1000);
}
Exemplo 2 - Controle via Bluetooth:
#include <Adafruit_NeoPixel.h>
#include <SoftwareSerial.h>
#define LED_PIN 6
#define NUM_LEDS 3
#define BT_RX 2
#define BT_TX 3
SoftwareSerial bluetooth(BT_RX, BT_TX);
Adafruit_NeoPixel strip(NUM_LEDS, LED_PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);
void setup() {
strip.begin();
strip.show();
bluetooth.begin(9600);
}
void loop() {
if (bluetooth.available()) {
char command = bluetooth.read();
if (command == 'R') {
strip.setPixelColor(0, 255, 0, 0); // Define a cor do LED 0 para vermelho
} else if (command == 'G') {
strip.setPixelColor(1, 0, 255, 0); // Define a cor do LED 1 para verde
} else if (command == 'B') {
strip.setPixelColor(2, 0, 0, 255); // Define a cor do LED 2 para azul
}
strip.show();
}
}
Compartilhe este artigo com seus amigos e inspire-os a criar seus próprios projetos de iluminação interativa com Arduino. Experimente diferentes combinações de cores e padrões para criar ambientes personalizados e envolventes!