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A função Tone é uma função do Arduino que permite gerar um sinal sonoro em um determinado pino. Essa função é muito útil para projetos que envolvem alarmes, música, efeitos sonoros, entre outros. Neste artigo, vamos explorar como utilizar a função Tone no Arduino, fornecendo exemplos de códigos e uma lista dos componentes necessários.
Projeto: Gerador de Melodia O projeto que iremos criar como exemplo é um gerador de melodia simples. O objetivo é utilizar a função Tone para gerar uma sequência de notas musicais em um buzzer. O projeto terá a funcionalidade de reproduzir uma melodia pré-definida.
Lista de componentes:
Exemplos: Aqui estão alguns exemplos de códigos utilizando a função Tone no Arduino:
Exemplo 1: Reproduzindo uma única nota
#include <tone.h>
int buzzerPin = 9; // Pino do buzzer
void setup() {
pinMode(buzzerPin, OUTPUT);
}
void loop() {
tone(buzzerPin, 440); // Gera uma nota de frequência 440 Hz
delay(1000); // Mantém a nota por 1 segundo
noTone(buzzerPin); // Desliga o buzzer
delay(1000); // Aguarda 1 segundo antes de reproduzir a próxima nota
}
Neste exemplo, utilizamos a função tone
para gerar uma nota de frequência 440 Hz (nota Lá). Em seguida, utilizamos a função delay
para manter a nota por 1 segundo. Depois, utilizamos a função noTone
para desligar o buzzer e aguardamos 1 segundo antes de reproduzir a próxima nota.
Exemplo 2: Reproduzindo uma sequência de notas
#include <tone.h>
int buzzerPin = 9; // Pino do buzzer
void setup() {
pinMode(buzzerPin, OUTPUT);
}
void loop() {
int melody[] = {262, 294, 330, 349, 392, 440, 494, 523}; // Frequências das notas musicais
int duration = 500; // Duração de cada nota em milissegundos
for (int i = 0; i < 8; i++) {
tone(buzzerPin, melody[i]);
delay(duration);
noTone(buzzerPin);
delay(duration);
}
}
Neste exemplo, utilizamos um array melody
para armazenar as frequências das notas musicais. Em seguida, utilizamos um loop for
para percorrer o array e reproduzir cada nota. Utilizamos a variável duration
para definir a duração de cada nota em milissegundos.