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Público-Alvo: Engenheiros eletrônicos, estudantes e entusiastas de Arduino com conhecimento básico a intermediário em programação e eletrônica.
A interatividade é um conceito fundamental na área de eletrônica e programação, permitindo que dispositivos se comuniquem e respondam a estímulos externos. Neste artigo, exploraremos como utilizar o Arduino para criar projetos interativos, fornecendo exemplos de códigos e uma lista de componentes necessários.
Projeto: Nosso projeto consistirá em criar um sistema de iluminação interativa, onde uma lâmpada acenderá ou apagará de acordo com a proximidade de uma pessoa. Utilizaremos um sensor de distância ultrassônico para detectar a presença de alguém e controlar um relé que liga ou desliga a lâmpada.
Lista de componentes:
Exemplos: A seguir, apresentamos um exemplo de código para o projeto de iluminação interativa:
// Definindo as constantes
const int triggerPin = 2;
const int echoPin = 3;
const int relayPin = 4;
const int ledPin = 13;
// Variáveis globais
long duration;
int distance;
void setup() {
// Inicialização dos pinos
pinMode(triggerPin, OUTPUT);
pinMode(echoPin, INPUT);
pinMode(relayPin, OUTPUT);
pinMode(ledPin, OUTPUT);
// Configuração inicial
digitalWrite(triggerPin, LOW);
digitalWrite(relayPin, LOW);
digitalWrite(ledPin, LOW);
Serial.begin(9600); // Inicialização da comunicação serial
}
void loop() {
// Gera um pulso no pino trigger
digitalWrite(triggerPin, HIGH);
delayMicroseconds(10);
digitalWrite(triggerPin, LOW);
// Mede o tempo de resposta do pino echo
duration = pulseIn(echoPin, HIGH);
// Calcula a distância em centímetros
distance = duration * 0.034 / 2;
// Verifica se há alguém próximo
if (distance < 30) {
digitalWrite(relayPin, HIGH); // Liga o relé
digitalWrite(ledPin, HIGH); // Acende o LED
} else {
digitalWrite(relayPin, LOW); // Desliga o relé
digitalWrite(ledPin, LOW); // Apaga o LED
}
// Exibe a distância no monitor serial
Serial.print("Distância: ");
Serial.print(distance);
Serial.println(" cm");
delay(500); // Aguarda 500ms antes de realizar a próxima leitura
}
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você gostou do conteúdo e acredita que seus amigos também podem se beneficiar, não hesite em compartilhá-lo com eles. Juntos, podemos explorar e expandir ainda mais os limites da interatividade com Arduino!