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Criando uma Lâmpada LED Controlada por Arduino

Público-Alvo: Iniciantes em Arduino interessados em aprender sobre como controlar uma lâmpada LED usando o Arduino.

A tecnologia LED tem se tornado cada vez mais popular devido à sua eficiência energética e longa vida útil. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o Arduino para controlar uma lâmpada LED, permitindo que você crie projetos incríveis de iluminação. Aprenderemos como ligar e desligar a lâmpada, bem como controlar sua intensidade luminosa.

Projeto: Nosso projeto consiste em criar um circuito simples que permita ao Arduino controlar uma lâmpada LED. Utilizaremos um Arduino Uno, um LED, um resistor de 220 ohms e alguns fios de conexão. O objetivo é criar um circuito que ligue e desligue a lâmpada LED quando um botão for pressionado.

Lista de componentes:

  • Arduino Uno: 1x (link para compra: exemplo.com/arduino-uno)
  • LED: 1x (link para compra: exemplo.com/led)
  • Resistor de 220 ohms: 1x (link para compra: exemplo.com/resistor-220-ohms)
  • Fios de conexão: quantidade suficiente para o projeto (link para compra: exemplo.com/fios-conexao)

Exemplos: A seguir, apresentaremos um exemplo de código para ligar e desligar a lâmpada LED usando o Arduino. Certifique-se de conectar corretamente os componentes antes de carregar o código no Arduino.

int ledPin = 13; // Define o pino do LED
int buttonPin = 2; // Define o pino do botão
int buttonState = 0; // Variável para armazenar o estado do botão

void setup() {
  pinMode(ledPin, OUTPUT); // Configura o pino do LED como saída
  pinMode(buttonPin, INPUT); // Configura o pino do botão como entrada
}

void loop() {
  buttonState = digitalRead(buttonPin); // Lê o estado do botão

  if (buttonState == HIGH) { // Verifica se o botão foi pressionado
    digitalWrite(ledPin, HIGH); // Liga o LED
  } else {
    digitalWrite(ledPin, LOW); // Desliga o LED
  }
}

Neste exemplo, definimos o pino do LED como 13 e o pino do botão como 2. No loop principal do código, lemos o estado do botão usando a função digitalRead(). Se o botão estiver pressionado (estado HIGH), ligamos o LED usando a função digitalWrite() com o valor HIGH. Caso contrário, desligamos o LED com o valor LOW.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você aprender como controlar uma lâmpada LED utilizando o Arduino. Compartilhe este conhecimento com seus amigos que também estão interessados em projetos de eletrônica e iluminação. Juntos, podemos criar projetos incríveis!

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