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Neste artigo, vamos explorar como criar um Melody Player utilizando Arduino. Este projeto é uma excelente introdução ao uso de buzzer e programação de sons, permitindo que os entusiastas de eletrônica e programadores iniciantes se familiarizem com a geração de sons e a manipulação de hardware através do Arduino. A capacidade de tocar melodias pode ser integrada em projetos maiores, como alarmes, notificações sonoras ou até mesmo brinquedos interativos.
Projeto: O objetivo deste projeto é construir um Melody Player que toque uma sequência de notas musicais predefinidas usando um buzzer passivo. O projeto permitirá que o usuário programe diferentes melodias e as toque através do Arduino. As funcionalidades principais incluem a definição de notas musicais, a duração de cada nota e a sequência das notas para formar uma melodia completa.
Lista de componentes:
Exemplos:
// Definição das notas musicais
#define NOTE_C4 262
#define NOTE_D4 294
#define NOTE_E4 330
#define NOTE_F4 349
#define NOTE_G4 392
#define NOTE_A4 440
#define NOTE_B4 494
#define NOTE_C5 523
// Melodia a ser tocada
int melody[] = {
NOTE_C4, NOTE_D4, NOTE_E4, NOTE_F4, NOTE_G4, NOTE_A4, NOTE_B4, NOTE_C5
};
// Duração das notas (4 = semínima, 8 = colcheia, etc.)
int noteDurations[] = {
4, 4, 4, 4, 4, 4, 4, 4
};
void setup() {
// Inicializa o pino do buzzer
int buzzerPin = 8;
pinMode(buzzerPin, OUTPUT);
// Toca cada nota da melodia
for (int thisNote = 0; thisNote < 8; thisNote++) {
int noteDuration = 1000 / noteDurations[thisNote];
tone(buzzerPin, melody[thisNote], noteDuration);
// Para distinguir as notas, adicionamos um pequeno intervalo entre elas
int pauseBetweenNotes = noteDuration * 1.30;
delay(pauseBetweenNotes);
// Para de tocar a nota
noTone(buzzerPin);
}
}
void loop() {
// Nada a ser feito no loop
}
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Desafios comuns: