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Criando um Instrumento Musical com Arduino

A criação de instrumentos musicais eletrônicos com Arduino é uma atividade fascinante que combina eletrônica, programação e música. Este projeto é ideal para entusiastas de música e tecnologia que desejam explorar novas formas de expressão musical. Utilizando o Arduino, é possível criar instrumentos que respondem a diferentes tipos de entrada, como botões, sensores de toque, ou até mesmo sensores de movimento. Este artigo irá guiá-lo através da criação de um simples instrumento musical eletrônico usando um Arduino, demonstrando como a tecnologia pode ser usada para criar sons e melodias.

Projeto: Neste projeto, vamos criar um instrumento musical eletrônico básico utilizando um Arduino Uno, um buzzer piezoelétrico e alguns botões. O objetivo é construir um dispositivo que possa tocar diferentes notas musicais quando os botões são pressionados. Este instrumento simples pode ser expandido para incluir mais botões, sensores de toque ou outros tipos de entrada, permitindo uma gama maior de sons e complexidade musical.

Lista de componentes:

  • 1x Arduino Uno
  • 1x Buzzer piezoelétrico
  • 4x Botões push-button
  • 4x Resistores de 10kΩ
  • 1x Breadboard
  • Fios jumper

Exemplos:

// Definindo os pinos dos botões
const int buttonPin1 = 2;
const int buttonPin2 = 3;
const int buttonPin3 = 4;
const int buttonPin4 = 5;

// Definindo o pino do buzzer
const int buzzerPin = 8;

// Definindo as frequências das notas musicais
const int noteC = 261;
const int noteD = 294;
const int noteE = 329;
const int noteF = 349;

void setup() {
  // Configurando os pinos dos botões como entrada
  pinMode(buttonPin1, INPUT);
  pinMode(buttonPin2, INPUT);
  pinMode(buttonPin3, INPUT);
  pinMode(buttonPin4, INPUT);

  // Configurando o pino do buzzer como saída
  pinMode(buzzerPin, OUTPUT);
}

void loop() {
  // Verificando se o botão 1 foi pressionado
  if (digitalRead(buttonPin1) == HIGH) {
    tone(buzzerPin, noteC); // Toca a nota C
  } 
  // Verificando se o botão 2 foi pressionado
  else if (digitalRead(buttonPin2) == HIGH) {
    tone(buzzerPin, noteD); // Toca a nota D
  } 
  // Verificando se o botão 3 foi pressionado
  else if (digitalRead(buttonPin3) == HIGH) {
    tone(buzzerPin, noteE); // Toca a nota E
  } 
  // Verificando se o botão 4 foi pressionado
  else if (digitalRead(buttonPin4) == HIGH) {
    tone(buzzerPin, noteF); // Toca a nota F
  } 
  // Se nenhum botão for pressionado, o buzzer fica desligado
  else {
    noTone(buzzerPin);
  }
}

Neste código, configuramos quatro botões e um buzzer. Cada botão está associado a uma nota musical diferente. Quando um botão é pressionado, o Arduino gera um sinal sonoro correspondente à frequência da nota associada, utilizando a função tone(). Se nenhum botão estiver pressionado, a função noTone() é chamada para parar o som.

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