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Controle de LED com Arduino

O controle de LEDs é um dos projetos mais comuns e essenciais para quem está começando a trabalhar com Arduino. Este projeto é importante porque permite ao usuário entender conceitos básicos de eletrônica e programação, como controle de saída digital, uso de resistores e a estrutura de um código Arduino. Além disso, é uma excelente introdução ao mundo da automação e controle de dispositivos eletrônicos.

Projeto: Neste projeto, vamos criar um sistema simples para controlar o acendimento de um LED usando um botão. O objetivo é aprender a manipular entradas e saídas digitais no Arduino, entender o funcionamento de um botão como entrada e um LED como saída, e como debouncing pode ser tratado no código para evitar leituras erradas do botão.

Lista de componentes:

  • 1 x Arduino Uno
  • 1 x LED (qualquer cor)
  • 1 x Resistor de 220 ohms
  • 1 x Botão (push button)
  • 1 x Resistor de 10k ohms
  • Jumpers
  • Protoboard

Exemplos:

// Definindo os pinos
const int ledPin = 13; // Pino digital onde o LED está conectado
const int buttonPin = 2; // Pino digital onde o botão está conectado

// Variáveis para armazenar o estado do botão
int buttonState = 0; // Estado atual do botão
int lastButtonState = 0; // Último estado do botão
int ledState = LOW; // Estado do LED

void setup() {
  // Configurando o pino do LED como saída
  pinMode(ledPin, OUTPUT);
  // Configurando o pino do botão como entrada
  pinMode(buttonPin, INPUT);
  // Inicializando a comunicação serial para debug
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  // Lendo o estado atual do botão
  buttonState = digitalRead(buttonPin);

  // Verificando se houve mudança no estado do botão
  if (buttonState != lastButtonState) {
    // Se o botão foi pressionado
    if (buttonState == HIGH) {
      // Alterando o estado do LED
      ledState = !ledState;
      // Atualizando o estado do LED
      digitalWrite(ledPin, ledState);
    }
    // Atualizando o último estado do botão
    lastButtonState = buttonState;
  }

  // Pequeno delay para debouncing
  delay(50);
}

Comentários sobre o código:

  • const int ledPin = 13; e const int buttonPin = 2; definem os pinos onde o LED e o botão estão conectados.
  • pinMode(ledPin, OUTPUT); e pinMode(buttonPin, INPUT); configuram os pinos como saída e entrada, respectivamente.
  • buttonState = digitalRead(buttonPin); lê o estado atual do botão.
  • if (buttonState != lastButtonState) verifica se houve mudança no estado do botão.
  • if (buttonState == HIGH) verifica se o botão foi pressionado.
  • ledState = !ledState; alterna o estado do LED.
  • digitalWrite(ledPin, ledState); atualiza o estado do LED.
  • delay(50); adiciona um pequeno atraso para debouncing.

Este exemplo aborda o uso de um botão para controlar um LED, um caso de uso comum em projetos de automação e controle. Um desafio comum é o debouncing, que é tratado aqui com um pequeno delay.

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