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Controle Automático de Bomba de Água utilizando Arduino

Público-Alvo: Engenheiros eletrônicos, entusiastas de Arduino e pessoas interessadas em automação residencial.

A bomba de água é um dispositivo amplamente utilizado em sistemas de abastecimento de água, irrigação e outras aplicações relacionadas. Neste artigo, apresentaremos um projeto de controle automático de uma bomba de água utilizando Arduino, proporcionando maior eficiência e praticidade no gerenciamento desse recurso vital.

Projeto: O objetivo deste projeto é criar um sistema que monitore o nível de água em um reservatório e acione a bomba de água automaticamente quando o nível estiver abaixo de um determinado limite. Além disso, o sistema deverá desligar a bomba quando o nível de água atingir um nível máximo, evitando desperdício e possíveis danos.

Para implementar esse projeto, serão necessários os seguintes componentes:

  1. Arduino Uno - Placa de desenvolvimento utilizada para controlar o sistema. [Link para compra: https://www.exemplo.com/arduino-uno]

  2. Sensor de Nível de Água - Sensor que detecta o nível de água no reservatório. [Link para compra: https://www.exemplo.com/sensor-nivel-agua]

  3. Módulo Relé - Utilizado para acionar a bomba de água. [Link para compra: https://www.exemplo.com/modulo-rele]

  4. Bomba de Água - Componente responsável por bombear a água do reservatório. [Link para compra: https://www.exemplo.com/bomba-agua]

  5. Fonte de Alimentação - Utilizada para fornecer energia ao sistema. [Link para compra: https://www.exemplo.com/fonte-alimentacao]

Exemplos: A seguir, apresentaremos exemplos de códigos para o controle automático da bomba de água utilizando Arduino. Certifique-se de conectar corretamente os componentes de acordo com o esquema elétrico fornecido.

// Define os pinos utilizados
const int sensorPin = A0; // Pino analógico para leitura do sensor de nível de água
const int relayPin = 2; // Pino digital para acionar o módulo relé

// Define os limiares de nível de água
const int lowLevelThreshold = 300; // Limiar inferior de nível de água
const int highLevelThreshold = 800; // Limiar superior de nível de água

void setup() {
  // Configura o pino do módulo relé como saída
  pinMode(relayPin, OUTPUT);
}

void loop() {
  // Lê o valor do sensor de nível de água
  int waterLevel = analogRead(sensorPin);

  // Verifica o nível de água e aciona/desliga a bomba
  if (waterLevel < lowLevelThreshold) {
    digitalWrite(relayPin, HIGH); // Liga a bomba
  } else if (waterLevel > highLevelThreshold) {
    digitalWrite(relayPin, LOW); // Desliga a bomba
  }
}

Neste exemplo, utilizamos um sensor de nível de água conectado ao pino analógico A0 do Arduino. O limiar inferior de nível de água é definido como 300 e o limiar superior como 800. Quando o nível de água fica abaixo do limiar inferior, a bomba é acionada através do módulo relé. Quando o nível de água atinge o limiar superior, a bomba é desligada.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Compartilhe com seus amigos que também possam se interessar por automação residencial e controle de bombas de água. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.

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