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O conceito de debounce é fundamental quando se trabalha com botões em circuitos eletrônicos, especialmente ao usar plataformas como o Arduino. Quando um botão é pressionado, ele não gera um único sinal limpo, mas sim uma série de sinais de alta frequência devido ao contato mecânico. Isso pode causar leituras erradas no microcontrolador, como múltiplas detecções de um único pressionamento. O debounce é a técnica usada para filtrar esses sinais indesejados.
Existem duas abordagens principais para implementar debounce: hardware e software. Neste artigo, vamos focar na implementação via software, que é bastante comum em projetos com Arduino.
Exemplo Prático: Implementação de Debounce em Arduino
Vamos criar um exemplo simples onde um LED é controlado por um botão com debounce implementado via software.
Componentes Necessários:
Circuito:
Código Arduino:
const int buttonPin = 2; // Pino onde o botão está conectado
const int ledPin = 13; // Pino onde o LED está conectado
int buttonState; // Estado atual do botão
int lastButtonState = LOW; // Estado anterior do botão
int ledState = LOW; // Estado do LED
unsigned long lastDebounceTime = 0; // Tempo do último debounce
unsigned long debounceDelay = 50; // Tempo de debounce (50 ms)
void setup() {
pinMode(buttonPin, INPUT);
pinMode(ledPin, OUTPUT);
}
void loop() {
int reading = digitalRead(buttonPin);
if (reading != lastButtonState) {
lastDebounceTime = millis();
}
if ((millis() - lastDebounceTime) > debounceDelay) {
if (reading != buttonState) {
buttonState = reading;
if (buttonState == HIGH) {
ledState = !ledState;
}
}
}
digitalWrite(ledPin, ledState);
lastButtonState = reading;
}
Explicação do Código:
buttonPin
e ledPin
definem os pinos para o botão e o LED, respectivamente.buttonState
mantém o estado atual do botão, enquanto lastButtonState
mantém o estado anterior.ledState
controla se o LED está ligado ou desligado.lastDebounceTime
e debounceDelay
são usados para implementar o atraso de debounce.loop()
, o estado do botão é lido e comparado com o estado anterior. Se houver uma mudança, o tempo é registrado.debounceDelay
, o estado do botão é atualizado, e o LED é alternado se o botão estiver pressionado.