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Os comandos shell são amplamente utilizados em sistemas operacionais baseados em Unix/Linux para realizar uma variedade de tarefas administrativas e de automação. No entanto, o ambiente Arduino não é um sistema operacional completo e, portanto, não possui um shell nativo para executar comandos como em um terminal Unix/Linux. Isso se deve ao fato de que o Arduino é uma plataforma de microcontroladores projetada para ser simples e eficiente em tarefas de controle e automação.
Apesar disso, existem maneiras de simular ou integrar funcionalidades semelhantes aos comandos shell no ambiente Arduino. Uma abordagem comum é utilizar a comunicação serial para enviar comandos do computador para o Arduino, onde eles podem ser interpretados e executados.
Exemplos:
Comunicando com o Arduino via Serial Monitor:
Neste exemplo, vamos criar um simples interpretador de comandos no Arduino que responde a comandos enviados pelo Serial Monitor.
String inputString = ""; // A string to hold incoming data
bool stringComplete = false; // Whether the string is complete
void setup() {
Serial.begin(9600); // Initialize serial communication at 9600 bps
inputString.reserve(200); // Reserve 200 bytes for the inputString
}
void loop() {
// Print the string when a newline is received
if (stringComplete) {
Serial.println("Received command: " + inputString);
// Process the command
if (inputString == "LED ON") {
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
Serial.println("LED is ON");
} else if (inputString == "LED OFF") {
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
Serial.println("LED is OFF");
} else {
Serial.println("Unknown command");
}
// Clear the string
inputString = "";
stringComplete = false;
}
}
void serialEvent() {
while (Serial.available()) {
// Get the new byte
char inChar = (char)Serial.read();
// Add it to the inputString
inputString += inChar;
// If the incoming character is a newline, set a flag
if (inChar == '\n') {
stringComplete = true;
}
}
}
Neste código, o Arduino espera por comandos enviados através do Serial Monitor. Quando um comando é recebido, ele é processado e o Arduino executa a ação correspondente (neste caso, ligar ou desligar o LED embutido).
Usando a Biblioteca CmdMessenger:
A biblioteca CmdMessenger facilita a comunicação serial entre o Arduino e um computador, permitindo a execução de comandos de forma estruturada.
Primeiro, instale a biblioteca CmdMessenger através do Gerenciador de Bibliotecas do Arduino IDE.
#include <CmdMessenger.h>
CmdMessenger cmdMessenger = CmdMessenger(Serial);
void setup() {
Serial.begin(9600);
cmdMessenger.attach(onUnknownCommand);
cmdMessenger.attach(1, onLedOn);
cmdMessenger.attach(2, onLedOff);
}
void loop() {
cmdMessenger.feedinSerialData();
}
void onUnknownCommand() {
Serial.println("Command not recognized");
}
void onLedOn() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
Serial.println("LED is ON");
}
void onLedOff() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
Serial.println("LED is OFF");
}
Neste exemplo, a biblioteca CmdMessenger é usada para definir comandos específicos que podem ser enviados ao Arduino. Os comandos são identificados por números e a biblioteca cuida de interpretar e chamar as funções apropriadas.
Esses exemplos mostram como podemos simular a execução de comandos shell no ambiente Arduino usando a comunicação serial. Embora o Arduino não suporte comandos shell nativamente, essas técnicas permitem que você crie um sistema de controle remoto eficiente e flexível.