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A criação de uma interface de usuário (UI) no ambiente Arduino pode ser um desafio, mas é perfeitamente viável com as ferramentas e componentes certos. As interfaces de usuário são essenciais para permitir que os usuários interajam com dispositivos de forma intuitiva e eficiente. Neste artigo, vamos explorar como criar uma interface de usuário simples usando um display LCD e botões com um Arduino.
Display LCD:
Botões:
Vamos criar um código que exibe uma mensagem no display LCD e muda a mensagem quando um botão é pressionado.
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
// Inicializa o display LCD com o endereço I2C 0x27
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2);
// Definição dos pinos dos botões
const int buttonPin1 = 2;
const int buttonPin2 = 3;
// Variáveis para armazenar o estado dos botões
int buttonState1 = 0;
int buttonState2 = 0;
void setup() {
// Inicializa o display LCD
lcd.begin();
lcd.backlight();
// Configura os pinos dos botões como entradas
pinMode(buttonPin1, INPUT);
pinMode(buttonPin2, INPUT);
// Exibe uma mensagem inicial
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Pressione um");
lcd.setCursor(0, 1);
lcd.print("botao...");
}
void loop() {
// Lê o estado dos botões
buttonState1 = digitalRead(buttonPin1);
buttonState2 = digitalRead(buttonPin2);
// Verifica se o botão 1 foi pressionado
if (buttonState1 == HIGH) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Botao 1");
lcd.setCursor(0, 1);
lcd.print("pressionado");
}
// Verifica se o botão 2 foi pressionado
if (buttonState2 == HIGH) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Botao 2");
lcd.setCursor(0, 1);
lcd.print("pressionado");
}
}
Wire.h
e LiquidCrystal_I2C.h
são incluídas para controlar o display LCD via I2C.Este exemplo básico demonstra como criar uma interface de usuário simples com um display LCD e botões no ambiente Arduino. Interfaces mais complexas podem ser criadas utilizando displays gráficos, touch screens e outros componentes, dependendo das necessidades do projeto.