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Os displays interativos são uma forma empolgante de engajar usuários, permitindo que eles interajam diretamente com o sistema. No contexto do Arduino, é possível criar displays interativos utilizando uma variedade de sensores e atuadores, como telas LCD, LEDs, botões, sensores de toque e muito mais. Este artigo irá guiá-lo através do processo de criação de um display interativo básico usando um Arduino, uma tela LCD e um sensor de toque.
Exemplos:
Materiais Necessários:
Configuração do Hardware:
Código de Exemplo:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
// Inicializa o display LCD com o endereço I2C 0x27 e tamanho 16x2
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2);
const int touchPin = 2; // Pino onde o sensor de toque está conectado
void setup() {
pinMode(touchPin, INPUT);
lcd.begin();
lcd.backlight();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Touch to Start");
}
void loop() {
int touchState = digitalRead(touchPin);
if (touchState == HIGH) {
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Interacting!");
delay(1000); // Aguarda um segundo
lcd.clear();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Touch to Start");
}
}
Este exemplo básico pode ser expandido para incluir mais funcionalidades, como múltiplos sensores, diferentes tipos de interações, ou mesmo comunicação com outros dispositivos.
Com este guia, você pode começar a explorar o mundo dos displays interativos com Arduino, criando projetos que não apenas exibem informações, mas também respondem ao toque dos usuários.