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Botão+Push-Button: Controle Simples com Arduino

O botão push-button é um dos componentes mais básicos e essenciais em projetos de eletrônica e automação. Ele permite ao usuário interagir com o sistema, enviando sinais de entrada que podem ser usados para controlar diversos dispositivos. No ambiente Arduino, o uso de push-buttons é comum para iniciar ou interromper processos, ligar/desligar LEDs, motores, e muito mais. Este artigo abordará como integrar um botão push-button com o Arduino, explicando a importância desse componente e fornecendo um exemplo prático de uso.

Project: Neste projeto, vamos criar um sistema simples onde um LED será controlado por um botão push-button. O objetivo é demonstrar como ler o estado de um botão e usar essa informação para acionar um LED. Quando o botão for pressionado, o LED acenderá; quando o botão for solto, o LED apagará.

Components List:

  • 1 x Arduino Uno
  • 1 x Push-button
  • 1 x LED
  • 1 x Resistor de 220 ohms (para o LED)
  • 1 x Resistor de 10k ohms (para o pull-down do botão)
  • 1 x Protoboard
  • Fios de conexão

Examples:

// Definindo os pinos
const int buttonPin = 2;    // Pino onde o push-button está conectado
const int ledPin = 13;      // Pino onde o LED está conectado

// Variável para armazenar o estado do botão
int buttonState = 0;

void setup() {
  // Inicializando o pino do botão como entrada
  pinMode(buttonPin, INPUT);

  // Inicializando o pino do LED como saída
  pinMode(ledPin, OUTPUT);
}

void loop() {
  // Lendo o estado do botão
  buttonState = digitalRead(buttonPin);

  // Verificando se o botão está pressionado
  if (buttonState == HIGH) {
    // Se o botão está pressionado, acende o LED
    digitalWrite(ledPin, HIGH);
  } else {
    // Se o botão não está pressionado, apaga o LED
    digitalWrite(ledPin, LOW);
  }
}

Comentários detalhados do código:

  • const int buttonPin = 2; e const int ledPin = 13;: Definimos constantes para os pinos do botão e do LED para facilitar a leitura e manutenção do código.
  • pinMode(buttonPin, INPUT);: Configuramos o pino do botão como entrada para ler seu estado.
  • pinMode(ledPin, OUTPUT);: Configuramos o pino do LED como saída para controlar seu estado.
  • buttonState = digitalRead(buttonPin);: Lemos o estado atual do botão e armazenamos na variável buttonState.
  • if (buttonState == HIGH) { ... } else { ... }: Verificamos se o botão está pressionado (estado HIGH) e, caso esteja, acendemos o LED. Se não estiver pressionado, apagamos o LED.

Este exemplo simples pode ser expandido para controlar outros dispositivos ou implementar funcionalidades mais complexas, como debounce de botão ou controle de múltiplos LEDs.

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