Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Análise de Som com Arduino

A análise de som é uma área fascinante que encontra aplicações em diversos campos, como segurança, automação residencial e entretenimento. Utilizar o Arduino para análise de som permite a criação de projetos inovadores e acessíveis, aproveitando a versatilidade e a facilidade de uso dessa plataforma. Neste artigo, exploraremos como configurar um sistema básico de análise de som com Arduino, utilizando um sensor de som e técnicas simples de processamento de sinais.

Projeto: O projeto consiste em criar um sistema que detecta e analisa sons do ambiente, exibindo informações relevantes como intensidade do som e frequência dominante. O objetivo é fornecer uma base sólida para que os leitores possam expandir e personalizar conforme suas necessidades, seja para criar um alarme de som, um analisador de espectro ou qualquer outra aplicação relacionada.

Lista de componentes:

  • 1x Arduino Uno
  • 1x Sensor de Som (KY-038 ou equivalente)
  • 1x Display LCD 16x2 (opcional, para exibição de dados)
  • 1x Potenciômetro (10k Ohms, para ajuste de contraste do LCD)
  • 1x Protoboard
  • Conectores e fios jumpers

Exemplos:

// Inclui a biblioteca para o display LCD
#include <LiquidCrystal.h>

// Define os pinos do LCD
const int rs = 12, en = 11, d4 = 5, d5 = 4, d6 = 3, d7 = 2;
LiquidCrystal lcd(rs, en, d4, d5, d6, d7);

// Define o pino do sensor de som
const int soundSensorPin = A0;

// Variável para armazenar o valor lido do sensor
int soundLevel = 0;

void setup() {
  // Inicializa o LCD
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.print("Sound Analysis");

  // Configura o pino do sensor como entrada
  pinMode(soundSensorPin, INPUT);
}

void loop() {
  // Lê o valor do sensor de som
  soundLevel = analogRead(soundSensorPin);

  // Limpa a linha 2 do display LCD
  lcd.setCursor(0, 1);
  lcd.print("Level: ");
  lcd.print(soundLevel);

  // Aguarda um pouco antes de ler novamente
  delay(500);
}

Explicação do código:

  1. Incluímos a biblioteca LiquidCrystal para controlar o display LCD.
  2. Definimos os pinos de conexão do LCD e do sensor de som.
  3. No setup(), inicializamos o LCD e configuramos o pino do sensor de som como entrada.
  4. No loop(), lemos o valor analógico do sensor de som e exibimos no LCD.

Este exemplo básico mostra como ler o nível de som do ambiente e exibi-lo em um display LCD. Para projetos mais avançados, é possível adicionar processamento de sinais, como filtragem e análise de frequência, utilizando bibliotecas adicionais e técnicas de programação mais sofisticadas.

To share Download PDF

Gostou do artigo? Deixe sua avaliação!
Sua opinião é muito importante para nós. Clique em um dos botões abaixo para nos dizer o que achou deste conteúdo.