Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
Público-Alvo: Estudantes, entusiastas e profissionais de eletrônica e robótica, com conhecimento básico em programação Arduino.
O uso de botões é uma das formas mais comuns de interação humana com dispositivos eletrônicos. No Arduino, botões podem ser utilizados para uma variedade de funções, desde a ativação de um LED até o controle de um robô. Este artigo visa fornecer um guia prático e completo sobre como usar botões com Arduino.
Projeto: O projeto exemplo será uma simples aplicação de ligar e desligar um LED através de um botão. O objetivo é demonstrar como ler o status de um botão e como usar essa informação para controlar um dispositivo, neste caso, um LED.
Lista de Componentes:
Exemplos:
//Definindo os pinos
const int buttonPin = 2; //Pino do botão
const int ledPin = 13; //Pino do LED
//Variável para armazenar o estado do botão
int buttonState = 0;
void setup() {
pinMode(ledPin, OUTPUT); //Define o pino do LED como saída
pinMode(buttonPin, INPUT); //Define o pino do botão como entrada
}
void loop() {
buttonState = digitalRead(buttonPin); //Lê o estado do botão
//Verifica se o botão está pressionado
//Se estiver, o estado do botão é HIGH
if (buttonState == HIGH) {
digitalWrite(ledPin, HIGH); //Liga o LED
} else {
digitalWrite(ledPin, LOW); //Desliga o LED
}
}
Se você achou este artigo útil, por favor, compartilhe com seus amigos e colegas. Se você criou um projeto interessante usando botões com Arduino, adoraríamos ouvir sobre ele nos comentários!