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O Observer Pattern, ou Padrão Observador, é um dos padrões de design de software mais conhecidos, pertencente ao catálogo dos padrões de projeto GoF (Gang of Four). Ele é utilizado para estabelecer uma relação de dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
No ambiente Windows, especialmente em aplicações desenvolvidas em C# com o .NET Framework, o Observer Pattern pode ser implementado de forma eficiente. A linguagem C# oferece suporte robusto para eventos e delegados, que são fundamentais para a implementação desse padrão.
Exemplo Prático: Implementação do Observer Pattern em C# no Windows
Vamos criar um exemplo simples de um sistema de notificação de temperatura. Teremos um objeto WeatherStation
que notifica seus observadores sempre que a temperatura muda.
public interface IObserver
{
void Update(float temperature);
}
using System;
using System.Collections.Generic;
public class WeatherStation
{
private List<IObserver> observers = new List<IObserver>();
private float temperature;
public void AddObserver(IObserver observer)
{
observers.Add(observer);
}
public void RemoveObserver(IObserver observer)
{
observers.Remove(observer);
}
public void SetTemperature(float newTemperature)
{
this.temperature = newTemperature;
NotifyObservers();
}
private void NotifyObservers()
{
foreach (var observer in observers)
{
observer.Update(temperature);
}
}
}
public class TemperatureDisplay : IObserver
{
public void Update(float temperature)
{
Console.WriteLine($"Temperature updated to: {temperature} degrees.");
}
}
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
WeatherStation weatherStation = new WeatherStation();
TemperatureDisplay display = new TemperatureDisplay();
weatherStation.AddObserver(display);
weatherStation.SetTemperature(25.3f);
weatherStation.SetTemperature(26.7f);
Console.ReadLine();
}
}
Neste exemplo, o WeatherStation
atua como o sujeito que mantém uma lista de observadores e os notifica quando a temperatura muda. O TemperatureDisplay
é um observador que reage a essas notificações.
Este exemplo demonstra como o Observer Pattern pode ser implementado em um ambiente Windows usando C#. A estrutura de eventos e delegados do .NET é altamente adequada para este padrão, permitindo uma implementação clara e eficaz. Para aqueles que trabalham em ambientes Windows, o uso de C# e .NET é uma escolha natural para aplicar este padrão de design.