Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
O PostQuitMessage
é uma função da API do Windows utilizada em programação de aplicativos Windows para sinalizar que um aplicativo deve encerrar sua execução. Essa função é frequentemente usada em conjunto com loops de mensagens em aplicações baseadas em janelas. Quando chamada, PostQuitMessage
coloca uma mensagem WM_QUIT
na fila de mensagens do thread, o que, por sua vez, faz com que o loop de mensagens termine e o aplicativo inicie seu processo de encerramento.
Exemplos:
Aqui está um exemplo básico de como PostQuitMessage
pode ser utilizado em um aplicativo Windows escrito em C++:
#include <windows.h>
// Declaração do procedimento da janela
LRESULT CALLBACK WindowProc(HWND hwnd, UINT uMsg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) {
switch (uMsg) {
case WM_DESTROY:
PostQuitMessage(0);
return 0;
case WM_PAINT:
{
PAINTSTRUCT ps;
HDC hdc = BeginPaint(hwnd, &ps);
FillRect(hdc, &ps.rcPaint, (HBRUSH)(COLOR_WINDOW+1));
EndPaint(hwnd, &ps);
}
return 0;
default:
return DefWindowProc(hwnd, uMsg, wParam, lParam);
}
}
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE, LPSTR, int nShowCmd) {
const char CLASS_NAME[] = "Sample Window Class";
WNDCLASS wc = { };
wc.lpfnWndProc = WindowProc;
wc.hInstance = hInstance;
wc.lpszClassName = CLASS_NAME;
RegisterClass(&wc);
HWND hwnd = CreateWindowEx(
0, // Optional window styles.
CLASS_NAME, // Window class
"Learn to Program Windows", // Window text
WS_OVERLAPPEDWINDOW, // Window style
// Size and position
CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
NULL, // Parent window
NULL, // Menu
hInstance, // Instance handle
NULL // Additional application data
);
if (hwnd == NULL) {
return 0;
}
ShowWindow(hwnd, nShowCmd);
// Loop de mensagens
MSG msg;
while (GetMessage(&msg, NULL, 0, 0)) {
TranslateMessage(&msg);
DispatchMessage(&msg);
}
return 0;
}
Neste exemplo, quando a janela é destruída (mensagem WM_DESTROY
), PostQuitMessage(0)
é chamado, o que coloca uma mensagem WM_QUIT
na fila de mensagens, encerrando assim o loop de mensagens e permitindo que o aplicativo termine.