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Como criar um Sistema de Irrigação Automática com Arduino

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite a criação de projetos DIY (faça você mesmo) de maneira acessível e eficiente. Um exemplo prático e útil de projeto DIY com Arduino é a criação de um sistema de irrigação automática para plantas. Este artigo irá guiá-lo passo a passo na construção desse sistema.

Componentes Necessários

  1. Arduino Uno: A placa principal que controlará todo o sistema.
  2. Sensor de Umidade do Solo: Para medir a umidade do solo.
  3. Relé: Para controlar a bomba de água.
  4. Bomba de Água: Para irrigar as plantas.
  5. Fonte de Alimentação: Para a bomba de água.
  6. Jumpers e Protoboard: Para fazer as conexões.
  7. Tubos de Irrigação: Para direcionar a água às plantas.

Diagrama de Conexão

Conecte os componentes ao Arduino conforme o esquema abaixo:

  • Sensor de Umidade do Solo:

    • VCC -> 5V no Arduino
    • GND -> GND no Arduino
    • A0 -> A0 no Arduino
  • Relé:

    • VCC -> 5V no Arduino
    • GND -> GND no Arduino
    • IN -> Pino 7 no Arduino
  • Bomba de Água:

    • Conecte a bomba de água ao relé conforme as instruções do relé.

Código Arduino

Aqui está um exemplo de código para o sistema de irrigação automática:

const int sensorPin = A0; // Pino do sensor de umidade
const int relayPin = 7;   // Pino do relé
int sensorValue = 0;      // Valor lido do sensor

void setup() {
  pinMode(sensorPin, INPUT);
  pinMode(relayPin, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  sensorValue = analogRead(sensorPin); // Leitura do sensor de umidade
  Serial.println(sensorValue); // Exibe o valor no monitor serial

  if (sensorValue < 300) { // Se a umidade estiver baixa
    digitalWrite(relayPin, HIGH); // Liga a bomba de água
  } else {
    digitalWrite(relayPin, LOW); // Desliga a bomba de água
  }

  delay(1000); // Espera 1 segundo antes de ler novamente
}

Explicação do Código

  1. Declaração de Variáveis: As variáveis sensorPin e relayPin são usadas para definir os pinos do sensor de umidade e do relé, respectivamente.
  2. Setup: No setup(), os pinos são configurados como entrada ou saída, e a comunicação serial é iniciada.
  3. Loop: No loop(), o valor do sensor de umidade é lido e exibido no monitor serial. Se a umidade estiver abaixo de um certo nível (300 no exemplo), a bomba de água é ligada; caso contrário, é desligada.

Conclusão

Este projeto de sistema de irrigação automática com Arduino é um excelente exemplo de como a plataforma pode ser usada para criar soluções práticas e eficientes em casa. Com componentes simples e um código básico, é possível automatizar a irrigação de plantas, garantindo que elas recebam a quantidade adequada de água sem a necessidade de intervenção manual constante.

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